Em 9 de maio de 1972, iniciou-se o Ensino Superior na província, com a criação do campus universitário de Matanzas. Como resultado de um processo de desenvolvimento e melhoria contínua, tornou-se a atual Universidade de Matanzas (UM), criada pelo acordo 7599 de 2 de agosto de 2014 do Comitê Executivo do Conselho de Ministros, em correspondência com a atualização da Política Cubana modelo econômico. , desde a integração à Universidade de Matanzas “Camilo Cienfuegos”, a Faculdade de Cultura Física e a Universidade de Ciências Pedagógicas “Juan Marinello”.
A Universidade de Matanzas em 2017 ratifica a categoria de instituição certificada.
A formação de profissionais integrais, possuidores de uma alta cultura humanística e de sua profissão, capazes de dominar a realidade e transformá-la, comprometidos com a Pátria e o Socialismo, é o principal resultado através do qual a Universidade de Matanzas responde à solicitação recebida da sociedade. Seus egressos são protagonistas de acontecimentos da história do país e do desenvolvimento científico e profissional de nossa sociedade socialista.
Sobre la base de sus valores compartidos y asumidos por toda la comunidad universitaria, como normas de conducta, se avanza con visión prospectiva y con una implicación directa en los procesos sociales y revolucionarios que se han desarrollado en la provincia y el país a lo largo de sua história.
O compromisso de estudantes, professores e trabalhadores com sua instituição se traduziu em um impacto que transcende a sociedade Matanzas e sua relevância institucional é reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de sua gestão em Formação, Ciência e Técnica, bem como a de Extensão Universitária, intimamente ligada ao desenvolvimento da instituição e à obtenção de seus resultados.